Absinto (Rapariga no café)



O amigo de Picasso Ángel Fernández de Soto é a figura do período azul de Picasso retratada na pintura e a leiloeira descreve-a como "uma das mais importantes obras de arte a ir a leilão em décadas".

O compositor de "Cats" Andrew Lloyd Webber era o seu proprietário desde 1995 até agora. Será a sua fundação a receber as receitas desta venda - a pintura tinha sido comprada por 29,2 milhões de euros, explica o El Mundo.

No mesmo leilão estava a pintura "Nympheas" de Monet, que se esperava que fosse vendida por valores entre os 33 e os 44 milhões de euros e que foi arrematada pela licitação mais alta de 35 milhões euros, indica a BBC.

Obras de Magritte e Van Gogh, entre outros artistas, integram este leilão, cujas estimativas de valor final de vendas chegam aos 279 milhões euros, o que representaria a quebra de um recorde britânico detido pela leiloeira rival Sotheby's, que em Fevereiro conseguiu fazer vendas na ordem dos 178 milhões euros numa só sessão.

Uma pintura dos nenúfares de Monet não foi vendida, diz a BBC.

Ontem à noite um dos dois únicos auto-retratos pintados por Édouard Manet - "Auto-Retrato Com Uma Paleta" -, foi vendido em Londres, na Sotheby"s, por 22,4 milhões de libras (cerca de 27 milhões de euros). Ontem e segunda-feira, em Nova Iorque, a mesma leiloeira vendeu um lote do espólio da Polaroid por cerca de dez milhões de euros.

Curiosidades
A pintura estava com expectativa de ser vendida por valores entre os 33 e os 44 milhões de euros mas a obra "O Bebedor de Absinto", de Pablo Picasso, foi arrematada por 42,1 milhões de euros. Este é um dos maiores leilões de sempre realizados em Londres e acontece numa semana em que há uma forte agenda de leilões de fotografia e arte contemporânea entre Londres e Nova Iorque.

Data: 23.06.2010 

0 comentários:


Site melhor visualizado no Mozilla Firefox, Internet Explorer 7 e 8