Buste de femme

Buste de Femme (em português Torso de Mulher) é um fantástico e importante óleo sobre tela do espanhol Pablo Picasso, datado dia 26 de Junho de 1953, que retrata uma das suas companheiras, Françoise Gillot, quase no término da relação desta com o pintor.

Picasso pintou este deslumbrante retrato da sua companheira Françoise Gillot mesmo quase no fim de uma relação amorosa que perdurou vários anos. O quadro data de Junho de 1953 e Picasso e Françoise separaram-se em Agosto. Porém, este facto, para Picasso, era o fim de uma era em muitos sentidos, já que, neste mesmo ano, Stalin morrera.
O artista aderiu ao Comunismo num período em que decorria a Segunda Grande Guerra. Foi membro do partido durante um longo tempo, que teve término aquando do fim da relação amorosa que mantinha com Françoise.
Ainda que somente estivessem unidos, Françoise era a vital ponte entre Picasso e o partido. Mais correctamente, Françoise era uma ponte para muitos elementos na vida de Picasso, inclusive a sua arte.
Picasso tinha como costume, representar as suas relações afectivas e/ou amorosas nos seus quadros. Pode dizer-se que estes serviam de barómetro, indicando o "estado" de cada uma das relações do artista.
Tal é poderosamente evocado em Buste de Femme. Para o casal, a relação a dois estava realmente estressante, tanto que Picasso mantinha numerosos affairs com diversas amantes e prostitutas. Este retrato goza de uma particular e nova caracterização da sua companheira, concebida pelo artista, mesmo sendo notáveis os elementos femininos, vulgares na obra retrospectiva de Picasso.
Nesta pintura Françoise é pintada com amplos olhos ovais, com um perfeito nariz e plenos lábios, de forma tão emotiva e consistente que mais parece uma figura completamente plana. É de relevo a destreza do artista na aplicação de uma linha de cores monocromáticas, para descrever a amante. O volume é deixado de lado, dando lugar a uma sofisticada manipulação destas cores e de diversos elementos. Todavia, somente a face de Françoise aparece colorida, já que o restante corpo, para significar o vazio da relação, cobre-se de um desolador branco.
Depois de se separar definitivamente de Françoise Gillot, o espanhol abre portas a um incontestável amor entre si e Jacqueline Roque.
Esta tela foi leiloada em Junho de 2006, em Londres, pela leiloeira Christie's, quase 53 anos após ter sido concebida por Pablo Picasso.

0 comentários:


Site melhor visualizado no Mozilla Firefox, Internet Explorer 7 e 8