Fernande à la mantille noir


Imagens do trabalho abundam no final de 19 e início da arte francesa do século 20. De semeadores Jean-François Millet e disjuntores de Gustave Courbet pedra para amas Berthe Morisot e dançarinos Edgar Degas e chapeleiros, os trabalhadores eram frequentemente idealizado e retratado como simples, almas robustas que, por causa de sua identificação com a terra, com o sustento, e com a sobrevivência , simbolizado num estado de inocência abençoada. Talvez nenhum artista ao sofrimento dos subclasses com maior pungência do que Picasso, que focou quase exclusivamente os marginalizados durante o seu período azul (1901-1904), conhecido por sua paleta melancólica predominantemente de tons de azul e seus temas sombrios. Vivendo em situação de pobreza relativa como um artista jovem e desconhecido durante seus primeiros anos em Paris, Picasso, sem dúvida empatia com os trabalhadores e mendigos em torno dele e, muitas vezes retratado-los com grande sensibilidade e emoção. Mulher de engomadoria, pintado no final do Período Azul, em um esquema de cores mais leves, mas ainda sombria dos brancos e cinzentos, é a imagem por excelência Picasso das dores e fadiga. Apesar de suas raízes na realidade social e económica de Paris da virada do século, o tratamento expressionista do artista de seu tema, ele dotou-a com as proporções atenuada e contornos angulares revela uma dívida distintas estilística ao delicado, formas alongadas de El Greco . Nunca simplesmente um cronista de fatos empíricos, Picasso aqui imbuídos seu assunto com uma presença poética, quase espiritual, tornando-a uma metáfora para as desgraças dos pobres que trabalham.
Atenção de Picasso logo mudou desde a criação de alegorias sociais e quase religiosa a uma investigação do espaço, volume e percepção, culminando na invenção do cubismo. Sua Fernande retrato com uma mantilha negra é um trabalho de transição. Ainda um tanto expressionista e romântico, com sua tonalidade suave e animada pinceladas, a imagem retrata sua amante Fernande Olivier vestindo uma mantilha, que talvez simbolize origem espanhola do artista. A estilização icónica do seu rosto e suas características abreviadas, entretanto, crescente interesse de Picasso em prever as qualidades abstratas e solidez da escultura ibérica, que influenciam profundamente suas obras posteriores. Embora naturalisticamente delineada, a pintura pressagia suas experiências com a abstração iminente.

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