Poesia

Nosso grande gênio Picasso praticamente desconhecido do público era um grande poeta!  
Pablo Picasso
Foto publicada na UOL em 23/10/06

Alguns de seus poemas foram recolhidos em antologias de poemas surrealistas.

Surrealismo:Moderna escola de literatura e arte iniciada em 1924 por André Breton (1896-1966), escritor francês, caracterizada pelo desprezo das construções refletidas ou dos encadeamentos lógicos e pela ativação sistemática do inconsciente e do irracional, do sonho e dos estados mórbidos, valendo-se freqüentemente da psicanálise. Visava, em última instância, à renovação total dos valores artísticos, morais, políticos e filosóficos.

 
Em 1961, na Espanha, um livro chamado
Trozo de Piel foi publicando, nele estava contido poemas de Picasso que foram descobertos pelo Prêmio Nobel da Literatura Camilo José Cela. Considera-se que estes poemas têm algo de expressionistas.
   Em 1979 Gallimard(editora)publicou uma edição completa de todas suas obras poéticas.
  Por volta de 1935, o pintor realmente estava entusiasmado com a escrita, praticando uma poesia próxima do Surrealismo.

  Em 2006, o pesquisador Rafael Inglada, considerado um dos principais estudiosos da vida e obra de Picasso, reuniu 39 poemas escritos pelo artista entre 1894 e 1968, com o título "Textos espanhóis".

  Poucos anos atrás, foram publicados mais de 100 poemas do autor, na Espanha, descobertos apenas em 1989. Apresentando a diversidade que caracteriza a sua obra plástica, os textos se aproximam do estilo da colagem picassiana, sem estrutura lógico-formal, compostos de "jogos de palavras, simbolismos e descrições visuais... delirantes e descabeladas".
Manuscrito de un poema de Picasso
Retirado do Jornal espanhol

0 comentários:


Site melhor visualizado no Mozilla Firefox, Internet Explorer 7 e 8